sexta-feira, setembro 14, 2012

Ed Wood: O pior diretor de todos os tempos | Parte 2

Ed Wood no intervalo das filmagens
de Glen or Glenda
Seguimos no Blogaritmox contando a vocês a incrível história de Ed Wood, o pior diretor de todos os tempos. Link para a Parte 1: Clique aqui.
.
Na "primeira metade" da sua carreira, digamos assim, Wood tentou deixar a sua marca e seguir os passos do seu grande ídolo Orson Welles (cineasta cuja obra mais marcante é Cidadão Kane). No filme Ed Wood (1994), o diretor Tim Burton retrata bem isso e dá até uma fantasiada na coisa, inventando que Ed teria encontrado o seu ídolo por acaso em um bar, onde Welles teria lhe passado uma forte mensagem motivacional. Bem, na vida real os dois jamais se encontraram.
.
Acho que nesta primeira fase, nenhum filme de Wood conseguirá ser tão ruim quanto Glen or Glenda. Os dois outros filmes que ele produziu com Bela Lugosi no elenco são mais leves, apesar de terem uma pegada de terror. É que Glen or Glenda, na pretensão de chocar a sociedade, tocar o público na alma e arrancar-lhe lágrimas, fracassou miseravelmente em tudo o que se propôs e o resultado foi simplesmente constrangedor.
.
Pelo menos você já pode ficar tranquilo, porque até aqui nada pode piorar. O bicho vai pegar amanhã, quando contarmos sobre os anos finais de Ed Wood. Por enquanto, fique com os seus outros dois filmes da Era Lugosi, cujos bastidores são intrigantes.
.
..a
.
BRIDE OF THE MONSTER (1955)

.
Aqui, Ed Wood quis trabalhar com a sua verdadeira paixão (uma das): os filmes de terror. O lançamento por outro lado, foi um verdadeiro parto.
..
A falta de investidores tornava inviável a produção do filme. Sem 60 mil dólares, o projeto não se concretizaria.
.
.Por acaso, Wood encontrou Loretta King e a convenceu a bancar o filme. Em troca, a jovem pediu o papel de Janet Lawton, simplesmente a mocinha da história, e que estava reservado para Dolores Fuller. O filme Ed Wood (1994) dá a entender que ela jamais aceitou ter sido preterida, mas fontes próximas à atriz, que faleceu apenas em 2011, contam que ela jamais guardou mágoa. Criticou a personagem construída por Sarah Jessica Parker (que a interpretou no longa), mas aprovou a produção em geral.
.
.Mas a ajuda de Loretta não era suficiente. Ela entrou apenas com US$ 300, e imaginou ter deixado claro para Wood que não poderia dar mais do que isso. Com o mal-entendido, o diretor teve que correr atrás de investidores mais uma vez. O único que topou entrar com a grana fez duas exigências: que o seu filho fosse incluído no elenco, e que o filme terminasse com uma grande explosão. No roteiro idealizado por Wood, terminaria com o personagem de Lugosi morrendo no lago após uma luta com um polvo gigante. "Not anymore", diz o empresário. E o filme realmente acaba com uma explosão.
.
.O mais engraçado na história de Bride of the Monster envolve justamente o tal do polvo gigante. Diz a lenda que Wood e sua equipe roubaram o item dos estúdios em que foi gravado o filme Wake of the Red Witch (No rastro do Bruxa Vermelha), de 1948. Mas na hora de fugir, eles esqueceram de levar o motor que fazia o boneco se mexer. Por isso, a cena da luta do dublê de Lugosi com o polvo saiu uma coisa absurdamente tosca: era o próprio ator que se intrincava com o animal, se enrolando nos tentáculos, e o pior: perdendo a briga.
.
.E é antes de filmar essa cena que Bela Lugosi tem uma crise existencial (segundo narra Tim Burton), e revela que recusou o papel do Monstro de Frankenstein, por não considerá-lo digno de um ator como ele. O papel acabou parando nas mãos de Boris Karloff, seu maior rival. E agora ele, que se recusou a estrelar Frankenstein, estava ali prestes a se engalfinhar com um boneco que nem motor tinha. Na vida real, provavelmente essa cena jamais ocorreu (ou não teria ocorrido como conta o filme de 1994), porque tudo indica que Bela Lugosi sequer filmou tal cena, e sim um dublê, como dito no parágrafo anterior.
..
Todavia, se essa cena não ocorreu, esse pensamento com certeza passou pela cabeça de Lugosi, um ator de renome, tendo que encerrar a sua carreira em filmes tão pobres de tudo.
.
.
 .
PLAN 9 FROM OUTER SPACE (1959)

.
Plano 9 do Espaço Sideral era para ter sido o Cidadão Kane de Ed Wood. Não foi, e pelos dois motivos que você já conhece: ele não tinha nem talento nem investidores para alcançar isso.
 .
Não dá simplesmente para ignorar a existência desse filme, não só pela sua produção paupérrima e história sofrível. Veja o motivo: Bela Lugosi, estrela do filme, estava morto antes mesmo de o longa começar a produzido. É isso mesmo! Bela estrelou o filme mas não atuou nele!
 .
Lugosi, que era dependente químico e tinha a saúde debilitada, acabou falecendo em 1956, aos 73 anos, vítima de um ataque cardíaco. Em 1959 (ou seja, três anos depois) Ed Wood idealizou, produziu e lançou Plan 9 from Outer Space.
.
Agora sim, pode perguntar: pode isso, Arnaldo? Se pode, COMO pode?

 .
Como Wood não podia abrir mão de sua grande estrela, o que ele fez foi o seguinte: utilizou materiais antigos que tinha filmado com Lugosi, e incluiu no filme. Obviamente, só com aquele material não daria para se fazer muita coisa, afinal não dava para construir uma história em torno de poucos minutos de filme, nos quais estava ninguém menos do que a própria estrela do filme. Para preencher esse buraco, Wood escalou um outro ator (na verdade, o quiroprata de sua mulher) para atuar como se Lugosi fosse.
.
Tom Mason, o tal quiroprata, não era exatamente um sósia de Bela Lugosi. Por isso, sempre que ele aparecia em cena, era assim:
 .
Com uma capa lhe cobrindo o rosto.
.
Maila Nurmi ou Vampira (1922-2008)
Segundo o filme de Tim Burton, para produzir Plano 9 do Espaço Sideral, Wood conseguiu o investimento com representantes da Igreja Batista. Como não poderia deixar de ser, os religiosos estranharam a temática do filme (que envolvia mortos-vivos e extraterrestres) e começaram a dar pitacos que irritaram bastante o diretor.
 .
E quando ficou pronta, a obra-prima de Ed Wood também recebeu uma chuva de críticas negativas e subiu ao rol de outro dos piores filmes da História.

Do elenco, dentre outros nomes, estava uma atriz chamada Vampira (nascida Maila Nurmi), ex-apresentadora de The Vampira Show, um programa de terror na tevê que ficou no ar durante apenas uma temporada, e 1954 a 1955. Como só era exibido ao vivo e restrito à região de Los Angeles, conta-se que não existe nenhum material desse programa (além deste vídeo). O visual de Vampira foi inspirado na Mortícia da Família Addams. Para aceitar o convite para atuar no filme, a atriz sugeriu que a sua personagem fosse muda. E assim foi.
 .
Outro que merece atenção, figurinha repetida dos filmes de Ed Wood, é o ex-lutador Tor Johnson. Diferentemente do que o filme de Tim Burton dá a entender, Tor não foi descoberto por Ed Wood. Antes de atuar em Bride of the Monster e em Plan 9, o ex-wrestler já possuía uma carreira mais extensa do que o próprio Wood, tendo atuado em mais de 20 produções. Mas sobre Tor Johnson, nada é tão interessante quanto a informação a seguir: foi em uma expressão facial medonha que ele fazia, que os estadunidenses se inspiraram para decorar as lanternas de abóbora do dia das bruxas. Veja só:
.
Essa expressão asquerosa de Tor Johnson inspirou as abóboras do Halloween!
 
The Amazing Criswell
Para dar um tom mais assustador ao filme, Wood escalou o seu amigo Criswell (1907 – 1982) para ser o narrador de Plano 9 do Espaço Sideral. Criswell era um vidente de araque que gozava até de certo prestígio. Autor de várias previsões absurdas (dentre elas, a de que o mundo acabaria em 1999), ele realmente acreditava que os alienígenas iriam invadir a Terra em um futuro próximo, e que os acontecimentos narrados em Plan 9 realmente iriam acontecer; era uma mera questão de tempo!
.

Nós encerramos esta postagem convidando você a acompanhar a parte final, em que contaremos como se deu o fim da carreira natimorta de Ed Wood. Não perca!
.
PLANO 9 DO ESPAÇO SIDERAL | PLAN 9 FROM OUTER SPACE
FILME COMPLETO • LEGENDADO EM PORTUGUÊS
 .
.
BRIDE OF THE MONSTER | A NOIVA DO MONSTRO
FILME COMPLETO • SEM LEGENDAS

 

Curta a página do blog no Facebook!
E siga-me em Twitter.com/Thicovski

Um comentário:

Alan Raspante disse...

Vou assistir ainda nesta semana os filmes do Ed Wood! Virou necessidade agora, rs

"Blog de humor e fantasia, criado para fins de entretenimento, apenas. As informações e opiniões aqui contidas podem não corresponder à realidade. Se você se ofendeu com alguma postagem, certamente a mesma se trata uma ficção que deve ser imediatamente desconsiderada, e não levada a sério"
Related Posts with Thumbnails

contador de visitas

Contadores Web visitantes desde 12-07-2008 (o blog foi criado em Outubro de 2006) [Contadores Web]